terça-feira, 9 de março de 2010

ALCATRA NO ESPETO É APROVADO NA CÂMARA

Foi aprovado hoje, em segunda discussão, o projeto de lei n.º 290/2009 que institui em caráter oficial o prato típico do município de Ponta Grossa, o “ALCATRA NO ESPETO”, além da emenda aditiva do Vereador George Luiz de Oliveira.
Após algumas reuniões com os representes de algumas churrascarias da cidade, o Vereador George acrescentou a emenda aditiva que tem como finalidade regulamentar a preparação e a forma de servir essa alcatra, “as empresas só receberão o selo de reconhecimento de que estão servindo o legítimo ‘alcatra no espeto’ quando estiverem dentro das especificações desta emenda”, acrescentou o Vereador George.
Dentro da emenda, ficou estabelecido que o alcatra deverá ser assado em labareda do fogo à lenha e deverá ser servido diretamente na mesa do cliente ainda no espeto, sendo fixado em uma pedra própria de maneira que fique perpendicular a mesa. No corte do alcatra deverá estar incluído na mesma peça a parte da picanha, do alcatra, do mignon e da maminha. O “alcatra no espeto” deverá ser acompanhado de arroz, feijão preto cozido ou salada de feijão, salada de tomate, cebola roxa em conserva, salada de maionese, salada de folhas verdes, polenta frita, farinha de mandioca torrada ou branca e mini pão.
Os restaurantes que forem servir o prato típico dentro dos padrões estabelecidos pela emenda deverão solicitar uma avaliação, de uma comissão formada para esta finalidade pelo Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares dos Campos Gerais, que emitirá um selo de reconhecimento. Caso o restaurante deixe de cumprir com as especificações da emenda, perderá este selo.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS