quarta-feira, 10 de março de 2010

PM APREENDE 108 ARMAS DE FOGO NOS CAMPOS GERAIS


O 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atende a região centro-sul, já apreendeu, desde o início do ano até esta terça-feira (09), 108 armas de fogo, sendo 33 espingardas, nove pistolas, 62 revólveres e quatro garruchas. Os dados são da própria unidade e foram divulgados nesta quarta-feira (10). “Este resultado se deve ao esforço da PM em realizar o trabalho preventivo, se antecipando à criminalidade e trazendo tranquilidade para todos”, garante o tenente-Coronel Marco Aurélio Paredes Czerwonka.

“Isso significa que nossa unidade apreendeu quase três armas por dia”, calcula o comandante. Ainda neste período, o batalhão também apreendeu 1.073 pedras de crack e quase seis quilos de maconha. Somente no último final de semana foram apreendidas, por policiais desta unidade, três armas de fogo sendo dois revólveres calibre 32, marca Taurus, e um revólver calibre 22, marca Rossi. Já na segunda-feira, (08), mais cinco foram recolhidas.

As apreensões aconteceram em Castro, Carambeí e Ivaí após denúncias anônimas. “Em Ivaí, o denunciante informou que na localidade de Rio dos Índios um homem intimidava seus vizinhos com o uso de armas de fogo. Além disso, ele praticava caça ilegal, nos arredores”, afirma o porta-voz do 1º BPM, tenente Fabian Borges Ogura. Ao atender o chamado a polícia localizou sob o assoalho da residência do suspeito duas espingardas, calibre 32, e um revólver calibre 38, marca Taurus.

“Enquanto a equipe realizava a apreensão um novo denunciante relatou que mais um vizinho também tinha o hábito de caçar e possuía armas de fogo na residência. Assim, os policiais se deslocaram para o novo local”, relata. Segundo o tenente, o suspeito fugiu quando percebeu a chegada dos policiais e adentrou em um matagal. Na residência, foi localizado um revólver, marca Taurus, calibre 38.

“Após essa apreensão, mais uma denúncia foi realizada dizendo que em Chapada um rapaz transportava drogas vindas de Ponta Grossa, e que revenderia o material em Ivaí”, disse. Na residência do suspeito uma espingarda foi apreendida e encaminhada, juntamente com as outras armas recolhidas, para a Delegacia de Imbituva. Ainda nesta semana, em apoio à polícia Federal, a PM contribuiu com a apreensão de 91 tabletes de maconha, que somados resultaram em quase 94 kg.

FINAL DE SEMANA - Uma denúncia anônima feita ao 190 dava informações de que um indivíduo havia sido alvejado por um disparo de arma de fogo no terminal rodoviário da Vila Rio Branco. Após coletar mais detalhes sobre o fato, os policiais se deslocaram até a residência do suspeito, que não foi localizado. “O pai do autor do disparo informou que havia uma arma escondida pelo filho próximo a uma cerca”, afirma Ogura. Dentro de uma sacola foi localizado o revólver calibre 32, que foi encaminhado para a 43ª Delegacia de Polícia de Castro.

Em Carambeí, também após uma denúncia anônima, policiais se deslocaram até o Jardim Eldorado. As informações eram de que disparos em via pública tinham sido ouvidos por moradores da região. Segundo os policiais, uma motocicleta Yamaha/YBR, azul, em atitude suspeita, foi abordada e durante a revista pessoal aos ocupantes um outro revólver calibre 32 foi localizado, com três munições intactas e uma deflagrada. Os detidos foram encaminhados à delegacia de Carambeí.

Na mesma noite, na vila Boqueirão, em Carambeí, uma denúncia de que um rapaz conhecido pelo apelido de “Diogão” estaria fazendo ameaças com uma arma de fogo às pessoas que passavam pelo local. “Foi abordado um rapaz com características semelhantes às repassadas via 190 e durante a revista pessoal foi localizado o outro revólver, com seis munições intactas”, disse o tenente. O detido foi encaminhado juntamente com a arma até a delegacia de Carambei.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS