quinta-feira, 15 de abril de 2010

DIA DA VOZ AMANHÃ

Fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas do mundo inteiro elegeram este dia para alertar e esclarecer à população sobre a importância dos cuidados vocais.
Fonoaudiólogos estarão, no dia 16 de abril, em todo o país orientando a população sobre a importância de identificar problemas com a voz e quais os cuidados que se deve ter para manter uma voz saudável. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa com apoio, aqui no Paraná, do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 3ª Região/PR, do Sindicato de Fonoaudiologia, da Prefeitura de Curitiba, de universidades públicas e privadas e de empresas.
Estima-se que 5 a 8% da população tenham alguma dificuldade vocal que possa atrapalhar a comunicação.
Cansaço ao falar, perda da voz no meio de frases, falta de ar enquanto fala, dificuldade ao engolir, pigarro constante, rouquidão, dor ou ardência na garganta são sintomas que alertam que a saúde vocal pode estar comprometida. Mais de 70% da população ativa têm na voz o instrumento de trabalho mais exigido. Portanto, uma alteração vocal compromete a qualidade de vida de um indivíduo no trabalho, no lazer e na sua comunicação de uma forma geral, podendo acarretar importante impacto social, econômico, profissional e pessoal.
Desta forma, o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas de alterações de voz e a procura por atendimento com médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, previnem o surgimento de doenças graves. É necessário lembrar ainda, que o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em incidência de câncer de laringe, em geral decorrente do uso do cigarro e bebidas alcoólicas. Um mal que tem cura quando diagnosticado em fase inicial.
Para esse evento, serão organizadas palestras e orientações em lugares públicos - shoppings, parques, centros de convivência, escolas, hospitais, postos de saúde entre outros, variados em cada região do país, sob a responsabilidade de fonoaudiólogos articulados com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.Seja amigo da sua voz.

Participe: 16 de abril, Dia Mundial da Voz

Nenhum comentário:

ARQUIVOS