quinta-feira, 1 de abril de 2010

PONTA GROSSA GANHA HOSPITAL REGIONAL

Data histórica idealizada há cinco anos pelos governos municipal e Estadual, a inauguração do Hospital Regional aconteceu nesta quarta-feira (31). Na solenidade, autoridades oficializaram a entrega do majestoso empreendimento de aproximadamente R$ 40 milhões na área da saúde pública. Um prédio com cinco pavimentos, em formato de cruz, com capacidade para 150 leitos de internamento inicialmente planificados (com possibilidade de ampliação para 200 leitos com poucas alterações do projeto original) e um Centro de Terapia Intensiva com 30 leitos. Tudo será destinado exclusivamente a atendimentos do Sistema único de Saúde (SUS), isto é, gratuitos.
Muitas pessoas estiveram presentes na solenidade de inauguração e o Prefeito Pedro Wosgrau Filho pode compartilhar com a comunidade a alegria de fazer parte desse dia tão importante para a história da cidade. “É uma felicidade ímpar ser prefeito pela terceira vez e acompanhar a concretização desse sonho que nasceu lá em 2004. Uma obra importante para as pessoas que sofrem, estão doentes e que precisam de atendimento”, afirma o prefeito. Wosgrau aproveitou a palavra para pedir apoio ao vice Governador, Orlando Pessuti, que assume o governo do Estado nesta quinta-feira (1), na duplicação da avenida Carlos Cavalcanti. “Já estamos em fase final de elaboração do projeto para a duplicação dessa avenida que é essencial para termos um acesso rápido ao hospital, vamos precisar de todo apoio possível”, enfatiza Wosgrau, que foi muito aplaudido após o seu pronunciamento.
O diretor do Hospital, Adroaldo Araújo, agradeceu ao governador Requião pelos investimentos na saúde dos Campos Gerais. “Esta é uma grande homenagem ao povo de Ponta Grossa e de toda região. Nunca na história desse Estado se investiu tanto na saúde”, reforça o diretor.
O Hospital Regional entra em funcionamento a partir do dia 5 de abril inicialmente com ambulatórios, enfermaria, alguns leitos de UTI, com consultas nas diversas especialidades e alguns exames. Progressivamente estarão à disposição da população os demais serviços como Centro Cirúrgico, Central de diagnóstico por Imagem, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro de Referência em Gestação de Alto Risco, oito leitos de UTI neonatal, conforme aconteça a instalação dos equipamentos necessários. O corpo de funcionários do Hospital será formado por aproximadamente 700 profissionais no início do funcionamento.

INSTALAÇÕES

O prédio em forma de cruz tem 12 000 metros quadrados de área total, possui estacionamento para 400 veículos e heliponto. No pavimento térreo existe um o acesso para um centro de triagem e para uma unidade de Pronto-Socorro. De lá, os pacientes serão encaminhados para consultórios, pronto-atendimento e serviço de diagnóstico por imagem (com salas para radiografia, tomografia, etc.), com as salas de espera e recuperação. No pavimento superior estão o Centro de Terapia Intensiva (a UTI), a área de administração, um anfiteatro e espaços para apoio a ensino e pesquisa. Nos três pavimentos acima estão instalados, à volta do amplo mezanino, os apartamentos, enfermarias e quartos de isolamento, além de sanitários.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS