sexta-feira, 21 de maio de 2010

AUTARQUIA FAZ FISCALIZAÇÃO SEMANA QUE VEM

Na próxima semana, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e a Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria de Saúde iniciam a Operação Quadrante, que vai vistoriar bares, lanchonetes e restaurantes no perímetro urbano de Ponta Grossa. A Operação tem a intenção de fiscalizar as instalações das cozinhas e o manuseio dos alimentos, o que tem causado intoxicação alimentar em diversos clientes. A fiscalização inicia na segunda-feira (23) no centro da cidade e prossegue pelos próximos dez dias.
De acordo com o presidente da AMTT, Edmir de Paula, o municipio vem registrando muitos casos de intoxicação alimentar. Somente o Pronto Socorro Municipal, segundo o diretor clínico, Antônio Roberto Mansur, chega a atender semanalmente cerca de 200 pessoas com intoxicação alimentar. “A maior parte dos pacientes é atendido na segunda-feira. Eles chegam com sintomas da intoxicação alimentar, provavelmente adquirida na sexta, sábado e domingo”, conta Mansur.
Segundo o médico, os bares, lanchonetes e restaurantes devem seguir as normas de higiene, como guardar adequadamente os produtos alimentícios e utilizar alimentos frescos. A contaminação pode ser evitada no correto manuseio do alimento, que deve ser feito sempre com as mãos limpa, com o cabelo preso sob uma touca, com as unhas limpas e curtas
O presidente da AMTT explica que a Operação Quadrante é também uma continuação da fiscalização do funcionamento de trailers no municipio, iniciada no final do mês abril. Foram encontradas diversas irregularidades, como o estacionamento na rua antes do horário permitido, em cima de faixas de pedestres, fiação elétrica exposta, ligação de luz irregular e falta de higiene.
Durante a vistoria 12 trailers foram notificados por atuar de forma irregular no comércio de lanches. De acordo com a lei que rege o funcionamento deste tipo de comércio só é permitido estacionar o trailer a partir das 20h. Além disso, é necessária a licença concedida pela Vigilância Sanitária e alvará de funcionamento. De acordo com Edmir, os trailers já providenciaram todos os ajustes necessários e estão atuando dentro do horário permitido por lei.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS