quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ARMAS APREENDIDAS

Os Policiais da ROTAM (Rondas Ostensivo Tático Motorizado) do 1ºBPM apreenderam 15 armas de fogo, durante o período de 24 a 31 de julho em ações de combate a criminalidade realizada na cidade de Ponta Grossa.
Segundo o comandante da ROTAM, o 2ºTen. Henrique de Sá Ribas “As apreensões ocorreram em situações variadas, tanto em abordagens de rotina, quanto durante a prestação de apoio a outras equipes Policiais. Denúncias populares realizadas anonimamente ou não pelos telefones 190 e 181 também contribuíram para o grande volume de apreensões, como exemplo, a apreensão realizada no último dia 31, quando atendendo a um chamado anônimo a equipe ROTAM apreendeu um revólver Taurus calibre .38, o qual estava em poder de um jovem de 19 anos na Rua Pascoalina Provizeiro.
Outra denúncia que resultou na apreensão de 4 armas de fogo dava conta de um comércio ilegal de armas na Rua Rabelo Coutinho, onde os Policiais obtiveram êxito e apreenderam 02 revolveres e 02 espingardas. “Atendemos também uma denúncia de um cidadão em que possuía armas em sua residência na Rua Tobias Amin. No local foram apreendidas duas armas, 01 espingarda calibre 32, 02 revolveres, sendo 01 no calibre 38 e outro no calibre 22, com o morador ainda foi localizada uma garrucha. Ele alegava que esses armamentos seriam para sua proteção”, destaca o Tenente Sá Ribas.
Operações conjuntas também trouxeram resultados positivos nessas apreensões. Durante uma ação de Cumprimento de Mandado que envolveu esforços da Força Samurai da Policia Militar, ocorrido no dia 31 de julho, as equipes apreenderam um revolver Taurus calibre 38, duas espingardas Rossi calibre 4,5mm, uma munição calibre 3.57mm, e duas calibre 9 mm.
Algumas apreensões ocorreram durante abordagens a pessoas, outras a estabelecimentos comerciais, ações cotidianas visando a proteção da comunidade preventivamente, enfatiza o Tenente, que explica: “Durante a abordagem a um estabelecimento comercial no São Francisco em Ponta Grossa, nada foi encontrado durante as busca pessoais aos frequentadores, no entanto, no momento em vistoriavam os veiculo estacionados em frente ao local, a equipe localizou um revolver .38 e uma carabina .22 dentro de um VW/GOL.
* São 15 armas a menos nas ruas, que deixaram de ter a participação em homicídios, e assaltos. Mesmo em situações onde o rapaz alega que as armas seriam para sua segurança, como exemplo um possível furto ou ate uma desavença familiar que poderiam envolver essas armas em possíveis crimes. “Todos os Policiais Militares do 1ºBPM (ROTAM, CANIL, ALI, POVO, RPA), vem realizando um excelente trabalho em toda região dos Campos Gerais, somado ao apoio da população que é de suma o importância no trabalho Policial, graças às ligações anônimas via telefone de emergências 190, ou no disque narcotráfico 181, vários crimes são solucionados”. Comenta o comandante do 1ºBPM Tenente Coronel Marco Aurélio Paredes Czerwonka.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS