quarta-feira, 11 de agosto de 2010

WOSGRAU VAI DAR 300 CAMAS DE CASAL E 200 DE SOLTEIRO

Até o final deste ano, a Prefeitura de Ponta Grossa vai distribuir 300 camas de casal e 200 de solteiro para famílias em condições de risco social dentro do projeto Cama e Colchão. O projeto é uma integração entre as questões social, qualificação profissional e otimização de recursos. As camas estão sendo produzidas por 30 alunos que participam do curso de qualificação em marcenaria, promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.
Na marcenaria-escola eles aprendem uma nova profissão e beneficiam outras famílias com a produção. “Esse é um compromisso que assumimos perante a comunidade e estamos cumprindo”, garante o prefeito Pedro Wosgrau Filho. “Acredito que temos que possibilitar que as pessoas tenham uma vida digna, inclusive dispondo de um mobiliário básico. E há muita, muita gente ainda em nossa cidade que não conseguiu adquirir esses itens. Por isso a Prefeitura está fazendo a sua parte”, diz Wosgrau.
Há três meses, esses alunos estão sendo preparados para trabalhar na área moveleira, um setor em plena expansão no municipio. Eles aprendem todo o processo que envolve a fabricação de móveis e aplicam esse conhecimento construindo as camas. Até o momento eles produziram 150 peças. De acordo com o diretor de Qualificação da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Júlio Cesar Ingenchki, os móveis serão doados para famílias atendidas pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). “As camas que estão produzindo estão sendo muito bem feitas, com capricho. É um bom material”, diz.
O projeto atende a dois públicos: primeiramente famílias de baixa renda, que farão um bom uso dos bens produzidos. O outro são aquelas pessoas que estão em busca de qualificação profissional e procuram por isso nos cursos promovidos pela Prefeitura de Ponta Grossa. As aulas tiveram inicio há três meses e num primeiro momento enfocaram a parte teórica, como administração, por exemplo. Atualmente, eles estão na parte prática com a fabricação das camas. A expectativa da Secretaria é de que até outubro os alunos estejam formados e as 500 camas prontas.
Em setembro está previsto o inicio da segunda parte do projeto, que será a fabricação dos colchões que completarão as camas. De acordo com o diretor de Arranjos Produtivos da Secretaria de Indústria Comércio e Qualificação Profissional, José Fernando Alamino, atualmente o projeto do curso para confecção e montagem dos colchões está sendo finalizado e logo será feita a licitação, cuja responsabilidade será da Secretaria de Assistência Social. Alamino conta que esta parte do projeto será iniciada mais tarde porque a carga horária é menor. “Este é um excelente projeto voltado para famílias de baixa renda. Elas aprendem, produzem e são beneficiados com os bens”, diz.
A Divisão de Qualificação trabalha, porém, com um empecilho dentro do projeto: a desistência dos alunos. Segundo Júlio, os motivos para isso são diversos, como por exemplo, falta de dinheiro para o transporte até o local do curso. Um dos atrativos para superar isso, além da oportunidade dada para melhorar a renda das famílias, é a oferta de vale transporte e lanche. “Muitos iniciam o curso e desistem por uma questão ou outra. Vamos atrás dessas pessoas e mostramos a importância daquela qualificação para elas”, diz.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS