quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

AVENIDA DOS VEREADORES É BLOQUEADA

A pista centro-bairro da Avenida dos Vereadores está bloqueada ao tráfego de veículos e assim permanecerá até o meio da próxima semana, pelo menos. Motoristas que seguem em direção à vila Pinheiro e vila Cipa por aquela via devem tomar a rua Leopoldo Guimarães da Cunha, a partir da lateral do Fórum. O bloqueio, de acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, se deve à instalação da superestrutura metálica que suportará a cobertura da Arena Ponta Grossa, o maior centro esportivo da cidade, que está sendo construído naquela área. Imensos guindastes estão sendo utilizados para transportar as treliças de metal, preparadas numa área adjacente, até o cimo da estrutura de concreto, para constituir a base da cobertura da Arena.
A Arena Ponta Grossa terá no total 5 588 metros quadrados e, segundo o prefeito Pedro Wosgrau Filho, é um espaço multiuso, permitindo seu emprego como praça de esportes e também como palco para apresentações artísticas ou celebrações religiosas. “As características do projeto permitem que haja essa ocupação distinta, com rápidas adaptações e sem prejudicar as estruturas efetivas”.
No primeiro pavimento a Arena Ponta Grossa vai dispor de rouparia, copa, sala de musculação, sala de reuniões, quadra poliesportiva com 1 232 m², recepção, sala de administração, almoxarifado, três banheiros individuais, vestiários masculino e feminino, instalações sanitárias masculinas e femininas para o público, dois depósitos de materiais esportivos e ainda duas salas para juízes. No segundo pavimento estarão as arquibancadas para os 2 470 espectadores (sentados), salão de dança, salão esportivo, instalações sanitárias, lanchonete, duas bilheterias e ainda uma piscina semi-olímpica, coberta e aquecida.
A Arena também contará com um palco retrátil, que permitirá a utilização daquele espaço para outras atividades: a simples retirada das tabelas de basquete ou traves de gol, e a instalação do palco, possibilitará que o ginásio sirva, por exemplo, para eventos como shows musicais e encontros religiosos, sem risco de dano às instalações reservadas à prática esportiva.
SEGUNDA FASE
Uma segunda fase da implantação da Arena Ponta Grossa compreende o paisagismo, a construção de quadras poliesportivas, campo de futebol, playground, áreas de lazer e para prática de exercícios e equipamentos de apoio.
O interesse do município, explica Wosgrau Filho, é não só dotar aquela região da cidade de um equipamento público de elevado gabarito e que vai permitir uma utilização intensiva por parte da comunidade, sob a orientação da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, que vai gerenciar a Arena, como também dinamizar a ocupação daquele trecho da cidade, com ações específicas de urbanização. Só o espaço urbanizado e dotado de equipamentos de esporte e áreas de lazer, nas imediações da Arena, vai criar um ‘bolsão’ de atividades comunitárias que é de extrema importância para integrar as comunidades vizinhas. De acordo com Wosgrau Filho, a localização da Arena Ponta Grossa permitirá sua utilização não só pelas comunidades próximas, mas também por moradores do centro e como parte de um vasto eixo de equipamentos urbanos, que tem início na Estação Saudade e segue ao longo do antigo traçado da ferrovia, englobando também o Complexo Ambiental e o Centro Esportivo para Portadores de Necessidades Especiais, no antigo parque de Olarias.
Outra vantagem apontada pelo chefe do Executivo é a maciça presença de áreas verdes, em toda essa extensão. “Não se pode mais conceber grandes prédios públicos sem áreas verdes proporcionais”, explica ele. Wosgrau revela também que a intenção é dispor de uma estrutura adequada para sediar jogos de alto desempenho, envolvendo equipes amadoras ou profissionais, e ainda um conjunto de instalações apto a receber todos os projetos de iniciação, desenvolvimento e aprimoramento esportivo que são monitorados ou executados pela Secretaria de Esportes e Recreação. “E, além de tudo isso ainda teremos uma nova área de convívio e lazer, em nossa cidade, que é tão carente de espaços assim”, avalia Wosgrau.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS