sábado, 9 de janeiro de 2010

RISCOS DE TEMPORAIS EM PONTA GROSSA

Com intensas chuvas se deslocando para a Região Sul, o Paraná pode ter chuvas fortes com possibilidade de temporais. Para casos de emergências em Ponta Grossa, a Defesa Civil alerta a população para alguns cuidados que podem garantir a segurança em situação de risco.
De acordo com o diretor de operações da Defesa Civil em Ponta Grossa, Edmir José de Paula, os moradores devem ficar atentos às trincas nas paredes das casas e para os terrenos que estão em desníveis o ideal é observar o escoamento da água pluvial. Nos casos de casas próximas aos arroios, Edimir explica que os moradores devem verificar se há algum sinal de deslizamento. “A Defesa Civil já vem monitorando os arroios do bairro de Olarias e da Ronda nos dias de excesso de chuva”, explica.
O Corpo de Bombeiro também trabalha em conjunto com a Defesa Civil garantindo segurança à população. A tenente Gisele Emanuele Machado explica que a população deve ficar atenta se houver temporais na região, principalmente quando a residência fica próxima de locais de risco como arroios. “Em casos em que existe a possibilidade de uma arvore cair sobre a residência, o morador deve procurar Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pedir uma liberação de corte, para que o Corpo de Bombeiro possa fazer a poda da arvore. Se houver enchente, a população pode entrar em contato com 193, solicitando atendimento dos Bombeiros, ou no 153 Guarda Municipal, para atendimento da Defesa Civil o número é 0800 643-26-26.
De acordo com o Edimir de Paula, em Ponta Grossa existem poucos históricos de deslizamento, mas a Defesa Civil sempre está em alerta em dias com excesso de chuva. O sargento do Corpo de Bombeiro, Lenon Marco Messias, recomenda que a população tenha cuidado com o lixo doméstico para que não haja obstrução das galerias de águas pluviais, “em alguns casos as enchentes ocorrem em razão desses residuais trancarem a passagem da água. Em temporais com riscos de destelhamento, a recomendação é que o morador saia da residência, ou proteja-se em baixo da mesa ou em algum cômodo mais seguro como o banheiro,” explica.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS