terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

VISTORIA EM VANS PONTA GROSSA- BAIXA PROCURA

No período de volta às aulas é comum pais e responsáveis procurarem por serviços de vans para o transporte escolar. O que muitos pais não sabem é que 88% desses veículos ainda não passaram pela vistoria que garante mais segurança no transporte dos seus filhos. De acordo com a Divisão de Fiscalização Viária da Secretaria de Planejamento, apenas 18 das 150 vans cadastradas pelo município para fazer esse tipo de transporte estão com a documentação em dia. “Faltam apenas dois sábados para que 132 vans sejam vistoriadas e as crianças já voltaram para a escola”, salienta o chefe da Divisão, Luiz Eduardo Lemes. A estimativa, segundo Lemes, era de que em torno de 100 veículos já estivessem regulamentados nesse período. “A procura foi muito baixa e por isso os pais devem estar atentos no momento de contratar os serviços de transporte escolar já que se trata da segurança de seus filhos”, alerta Lemes.
A vistoria, que tem validade de seis meses, precisa ser feita duas vezes ao ano. Para atualizar o cadastro, os veículos devem ser aprovados na vistoria veicular feita em estabelecimento credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). A aprovação da vistoria deve ser levada ao Terminal Central para concluir o processo com aprovação do município. “O veículo legalizado é facilmente identificado pelo selo fixado no vidro dianteiro do veículo, com a marca do veículo, a placa, o nome do proprietário, do condutor e com data de validade da liberação”, informa Lemes. Além disso, o veículo regular vai apresentar faixa amarela de 40 cm de largura em toda extensão com dístico “Escolares” em preto, tacógrafo, equipamentos obrigatórios e cinto de segurança individual para cada passageiro. Lemes lembra que, ao contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem solicitar a ficha de vistoria com data de validade, todos os dados do proprietário e do condutor e comprovante de curso especifico para transporte escolar.
A vistoria é feita no Terminal Central, das 8h às 17h, e foi programada para os quatro sábados de fevereiro (4, 11, 18 e 25). Depois desse período, as vans que não estiverem com a documentação necessária para esse tipo de transporte serão autuadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) durantes as fiscalizações.
          

Pré-requisitos do condutor
O condutor deve ter idade superior a 21 anos;
Habilitação para dirigir veículos na categoria "D";
Ter sido submetido a exame psicotécnico com aprovação especial para transporte de alunos;
Possuir curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar;
Possuir matrícula específica no Detran;
Não ter cometido falta grave ou gravíssima nos últimos doze meses.
Pré-requisitos do transporte:
Modelos de ônibus, micro ônibus e vans

O veículo deve possuir:
Os veículos devem possuir porta dos dois lados para embarque e desembarque das crianças, sejam eles do tipo Ônibus, Micro Ônibus ou Vans.
Cintos de segurança em boas condições e para todos os passageiros;
Seguro contra acidentes;
Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que os veículos da frota tenham no máximo doze anos para vans e 20 anos para ônibus e micro ônibus;
Registrador de velocidade (chamado tacógrafo), que é um aparelho instalado no painel do veículo e que vai registrando a velocidade e as paradas do veículo em um disco de papel. Os discos devem ser trocados todos os dias e devem ser guardados pelo período de seis meses, porque serão exibidos ao Detran por ocasião da vistoria especial;
Apresentação diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira, contendo a palavra ESCOLAR na cor preta.
Todo veículo que transporta alunos deve ter uma autorização especial, expedida pela Divisão de Fiscalização de Veículos e Condutores do Detran ou pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A autorização deverá estar fixada na parte interna do veículo, em local visível.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS