quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ESTUDANTE JORNALISMO DA SANTA AMÉLIA DESTACA O NOSSO TRABALHO NO RÁDIO EM MATÉRIA NA FACULDADE

FACULDADE SANTA AMÉLIA
PROFESSORA: MARÍLIA WOICIECHOWSKI
ALUNA: ANA DE OLIVEIRA - 2º ANO JORNALISMO

O DESAFIO DAS PESSOAS QUE TRABALHAM À NOITE

Já reparou que enquanto a maioria das pessoas, dorme à noite, ou está no aconchego do lar, uma parcela da população está em plena atividade? A vida noturna cresceu bastante nos últimos anos, em vários setores, como na indústria, na segurança, no comércio com os serviços 24 horas, isto para citar apenas algumas das atividades. São trabalhadores que trocaram o sol pelas estrelas, por necessidade ou por paixão a profissão.

O coordenador de tráfego, Edson Roberto Fernandes, 37 anos, faz jornada dupla de trabalho, no período da manhã, ele é instrutor de trânsito em uma auto-escola e a tarde/noite trabalha no Terminal Central de Ponta Grossa, das 16h00 até as meia noite. "Não posso dizer que gosto de trabalhar à noite, porque estaria mentindo, aqui pra mim, é um complemento de renda, pra dar um pouco mais de conforto para minha família", afirma. Ele conta que é casado há dois anos e que pretende ter filhos", já está na hora de um filho. Minha esposa é nova, tem só 27 anos, ela quer muito ter bebê, por isso que eu, como chefe da família, tenho a obrigação de melhorar nossas vidas e preparar a nossa casa para a chegada de mais integrante", acrescenta. A função de Fernandes, no terminal, é fiscalizar os horários dos ônibus do transporte coletivo, resolver os problemas, que surgem, com os funcionários e prestar atendimento de orientação aos usuários do transporte da cidade. Segundo ele, "colocar ordem na casa".

E "colocar ordem na casa", não é fácil, ainda mais quando acontecem os imprevistos. Segundo Fernandes, constantemente ele precisa chamar a Policia Militar no terminal, principalmente depois das 20h00. Ele conta que, há alguns meses, dois homens entraram em um ônibus, em direção ao centro, portando armas de fogo. "O cobrador do ônibus percebeu as armas e entrou em contato comigo, eu tive que tomar uma decisão rápida, liguei para a policia, imediatamente" lembra ele e acrescenta, "quando o ônibus chegou no terminal, os bandidos foram abordados pelos PMs e levados a delegacia. Graças a Deus os bandidos não reagiram e ninguém se machucou", ressalva. Para o fiscal trabalhar à noite é um desafio, "quando você lida com pessoas, é sempre um desafio, e quando tem garantir a segurança dessas pessoas, o desafio e a responsabilidade, é maior ainda", diz.

Assim como o Edson, a atendente Luana Filícia, 25 anos, tem um grande desafio, cuidar da Yasmin! Luana é mãe solteira e cuida filha, de três anos, sozinha. Por isso, ela conta que, não mede esforços para dar o melhor para a criança. "Minha filha é tudo pra mim, trabalho noite e dia se precisar, para dar o que ela gosta e garantir os estudos",fala emocionada. Luana trabalha de atendente no balcão da lanchonete que fica no Terminal Central de Ponta Grossa. A jornada dela é intensa, doze horas por dia. Ela conta que, começa a trabalhar as 11h30 e só para as 23h30. Para Luana, todo o esforço é recompensado pela filha. "Vejo minha filha, só pela manhã, porque a noite quando chego em casa a noite, ela já está dormindo, mas o carinho que ela me dá, toda manhã, é o que dá forças pra lutar", acrescenta.
E o que fazer, quando uma criança apenas de três anos de idade, já sabe o que quer? A Yasmin quer ser bailarina, "ela fica dançando em casa e diz que quer ser bailarina, ela é muito inteligente pra idade dela", Luana conta que a menina decidiu tudo sozinha.

A função de atendente, é temporário para Luana. "Eu gosto do que eu faço, hoje, de atender bem as pessoas, mas eu quero mudar de vida, quero fazer faculdade, hoje eu não tenho tempo para estudar. Quero fazer engenharia de alimentos ou administração", frisa. "A gente tem que subir um degrau de casa vez, tudo na vida tem que começar de baixo pra cima", filosofa. Ela conta que tem curso de telefonista, sabe concertar computadores, tem habilidades na cozinha, mas que tudo isso associada a função de cuidar da filha, já toma bastante tempo da vida dela, "no momento só tenho olhos para minha filha, não tenho tempo para namorar", fala sorridente.

O radialista Isak Ortiz, 36 anos, acorda de madrugada todos os dias, as 4h30, inclusive aos domingos. Ortiz apresenta um programa de notícias, na rádio Antena Sul de Castro, mas com sede também em Ponta Grossa, que começa as 6h00. No entanto, para que o programa fique pronto para 'entrar no ar', o apresentador, que também é o pauteiro e editor, precisa chegar bem cedo na emissora. "Você sabe que no rádio, falta estrutura. No rádio, não existe você ser somente produtor ou apresentador, você acaba fazendo de tudo. Por isso, eu chego na rádio as 5h00 da manhã, já vou checar as notícias, a previsão do tempo, o site da Polícia Militar, Siate, as Loterias, notícias do esporte, os jornais da cidade, para estar preparado para informar o ouvinte", afirma Ortiz. Entretanto, segundo o radialista, para ter os jornais da cidade em mãos, todos os dias, a caminho da emissora, ele passa na distribuidora para pegar os exemplares. Ele conta que os exemplares demoram chegar e que já acostumou a retirar os tablóides todas as manhãs.
Segundo Ortiz, a rotina de acordar cedo, já faz alcança quatorze anos, desde 1997.

"Eu era repórter do ex. deputado Jocelito Canto, e apresentava o programa também, quando o Jocelito, saiu da emissora, eu fui contratado para continuar com o programa de notícias, mas com outro nome, passou a ser 'Fatos em Destaque'", conta o radialista. Apesar dos sacrifícios, Ortiz conta a profissão é prazerosa. "Eu sou um apaixonado por rádio desde pequeno. Desde meus cinco anos de idade, minha mãe fala que eu já ficava, sentado na escada de casa, escutando as notícias e os esportes", diz o apresentador.

Assim é vida do radialista, que não descansa nem no domingo. "Todos os domingos, há 07 anos, eu tenho um programa terceirizado, aqui na Antena Sul, o 'Plantão de Domingo', é no mesmo horário, as 6h00 da manhã, com o mesmo perfil de noticiário da semana", acrescenta. Além de ser apresentador sete dias da semana, Ortiz conta, que ainda comercializa o programa de domingo. "Nas segundas e quartas-feiras eu acompanho as sessões na Câmara de vereadores, mas nos outros dias da semana, visito vários clientes, comercializando o 'Plantão de Domingo' que é terceirizado e preciso pagar pelo espaço", afirma o radialista que tem a responsabilidade de informar a cidade dos acontecimentos.

Para Ortiz, o sucesso de um trabalho, principalmente no rádio, é o respeito com o ouvinte. "Cumprir com horário é muito importante. Se o programa começa as 6h00, eu não posso chegar as 6h03, eu tenho que estar no ar as 6h00. Outra coisa importante no rádio, é não faltar, o ouvinte fiel vai ligar o rádio pra ouvir você, por isso você tem que estar lá. E sempre dar uma resposta pra eles. Se não sabe hoje, pesquisa, pergunta e passa depois. Mas nunca deixar o seu ouvinte sem resposta", enfatiza. O horário das 6 às 8 na Antena Sul é primeiro lugar no Ibope, segundo pesquisa realizada no ano de 2011 por isso a responsabilidade é ainda maior.

Se não bastasse acordar cedo e trabalhar enquanto os outros descansam, Ortiz, ainda faz Plantão Esportivo todos os domingos na Rádio CBN. "Para ser radialista, o principal é gostar do que faz, garante. "Não se ganha muito no rádio, para dar mais conforto para minha família, eu trabalho em vários lugares", declara. Ortiz é casado com Adriana Ortiz há 12 anos, e tem dois filhos: Vitória, 5 e Felipe, 11 anos. As crianças estudam no período da tarde, e levá-los ao colégio também é função do pai. Entretanto, Ortiz conta que a rotina cheia de afazeres, as vezes, precisa ser amenizada. "Não é sempre, mas quando posso, descanso um pouco a tarde. Pra compensar as horas de sono perdidas, e costumo dormir bem cedo, às 21h30, 22h já estou indo pra cama", diz.

No entanto, segundo especialistas, pessoas que trabalham a noite, naturalmente perdem a qualidade do sono, a inversão de horários é um fator prejudicial à saúde. Pesquisas demonstram que, durante o dia, as pessoas dormem menos e com menor qualidade, porque somos biologicamente programados para dormir a noite, Assim o sono de quem dorme durante o dia, costuma ser mais fragmentado. As conseqüências para o organismo humano são imediatas: fadiga, sonolência durante o dia, déficit de atenção, de memória e raciocínio, além de predisposição a problemas cardiovasculares e metabólicos. Quem não dorme à noite ainda pode desenvolver predisposição à obesidade, pela dificuldade de ação da leptina (hormônio da saciedade), e ao diabetes, pela maior resistência à ação da insulina. As alterações metabólicas dos lipídios ainda podem aumentar também o “mau” colesterol.

Quem não pode mudar a rotina de trabalho, o recomendado é ter uma regularidade nos horários do sono. Dormir sempre no mesmo horário, associar uma vida saudável, com atividade física, alimentação baseada em frutas e verduras, ingerir bastante água e pouca cafeína, evitar as bebidas alcoólicas e o cigarro. Com alguns cuidados, é possível ter uma melhor qualidade no sono e conseqüentemente, mais disposição melhorando a qualidade também de vida.(Ana Oliveira- Faculdade Santa Amélia)

Um comentário:

Ana disse...

Oi Isak, parabéns pelo trabalho! sucesso!!!

ARQUIVOS