sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PONTA GROSSA VAI TER INTERNET DE GRAÇA- PROJETO DO VEREADOR SCHIRLO

Dentro de aproximadamente dois meses, todos os moradores de Ponta Grossa que tenham renda familiar de até quatro salários mínimos poderão ter acesso grátis a internet. O contrato para a distribuição gratuita do sinal foi assinada nesta sexta-feira (17) pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho e pelo diretor da W.N.I do Brasil, empresa vencedora do processo licitatório para prestar esse serviço, Nóbile Scondelori Júnior. A expectativa da Prefeitura é de que a rede gratuita chegue a 50 mil casas.

O programa atende a uma lei municipal, cujo projeto é de autoria do vereador Márcio Schirlo, apoiada e sancionada pelo prefeito Wosgrau. Na primeira fase, o sinal gratuito deverá atender a toda área urbana de Ponta Grossa. Na segunda etapa, o projeto prevê o sinal também para moradores da zona rural. O diretor de Informática da Prefeitura de Ponta Grossa, Rogério Büchner, contou que serão instalados no município 27 pontos de distribuição do sinal da internet, próximos a escolas municipais. Esses pontos foram cuidadosamente escolhidos por técnicos especializados para evitar o maior número possível de restrições de sinal, como em áreas de ‘sombra’. A previsão é de que seja atendido mais de 80% do público-alvo em cada região.

O projeto foi elogiado pelo diretor da empresa que irá prestar o serviço, principalmente pela distribuição dos pontos do sinal da internet. Segundo Scondelori, são pouquíssimas as cidades que dispõem de mais de um ponto. “Geralmente, as cidades que adotaram o sistema de internet grátis disponibilizam apenas um ponto de distribuição do sinal. Por ter 27 pontos, Ponta Grossa vai atender a muito mais gente”, disse Scondelori.

Para o prefeito Pedro Wosgrau Filho, a internet grátis dará oportunidades iguais para todos os moradores de Ponta Grossa. “Estamos fazendo a inclusão digital de verdade. Será muito importante principalmente para crianças, que vão ampliar seus conhecimentos através de pesquisas pela internet. A tendência é aumentarmos o nível de conhecimento de nossas crianças”, disse o prefeito.

O diretor de Informática da Prefeitura de Ponta Grossa destacou que ao permitir sinal gratuito à internet para famílias com renda familiar de até quatro salários mínimos, a Prefeitura não pretende concorrer com as empresas de telefonia ou fornecedores de internet. “A internet grátis é para aqueles usuários que não têm condições de pagar pelo serviço”, salienta Büchner. Ele explica ainda que o sinal não poderá ser usado por outras pessoas, além daquelas cadastradas na Prefeitura. “O controle será máquina a máquina”, conta.

Para usar este serviço, o usuário deve se cadastrar na Prefeitura. O cadastro será aberto na segunda quinzena de setembro, quando os pontos de distribuição do sinal estiverem instalados. Mais uma vez, a Prefeitura de Ponta Grossa salienta que a internet gratuita estará disponível para usuários com renda familiar de até quatro salários mínimos.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS