quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VISTORIA EM VANS TERMINA SÁBADO EM PONTA GROSSA

A vistoria dos veículos particulares que fazem o transporte escolar na cidade começou no inicio de fevereiro e, segundo Luiz Eduardo Lemes, chefe da Divisão de Fiscalização Viária, até agora apenas 40 veículos estão com as documentações regularizadas.
Em Ponta Grossa, cerca 120 vans que atuam nesse setor possuem o cadastro no município e devem ser regularizadas até o final deste mês. O cadastro, juntamente com a vistoria de documentação, está sendo feito somente aos sábados no Terminal Central do Transporte Coletivo, das 8h às 11h e das 12h às 17h. No dia 27 de fevereiro, próximo sábado, será o último dia de vistoria para a regularização das Vans. A partir de segunda-feira a Policia Militar, Autarquia de Transito e Conselho Tutelar irão fazer blitz, exigindo toda a documentação legal para o funcionamento transporte escolar. O Motorista que estiver fazendo esse tipo de transporte fora das normas previstas no Código de Trânsito terá o veiculo apreendido até a total regularização e serão multados. Os pais também podem ser notificados pelo Conselho Tutelar por colocar em risco a segurança das crianças.
Os veículos que vão atualizar os serviços, antes de ir ao Terminal Central, devem passar pela a aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para depois concluir o processo com a aprovação do município. A validade dessa liberação é de seis meses, tendo que ser renovada.

Pré-requisitos do condutor

O condutor deve ter: idade superior a 21 anos;
Habilitação para dirigir veículos na categoria "D";
Ter sido submetido a exame psicotécnico com aprovação especial para transporte de alunos;
Possuir curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar;
Possuir matrícula específica no Detran;
Não ter cometido falta grave ou gravíssima nos últimos doze meses.

Pré-requisitos do transporte:
Modelos de ônibus, micro ônibus e vans

O veículo deve possuir:

Os veículos devem possuir porta dos dois lados para embarque e desembarque das crianças, sejam eles do tipo Ônibus, Micro Ônibus ou Vans.
Cintos de segurança em boas condições e para todos os passageiros;
Seguro contra acidentes;
Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que os veículos da frota tenham no máximo doze anos para vans e 20 anos para ônibus e micro ônibus;
Registrador de velocidade (chamado tacógrafo), que é um aparelho instalado no painel do veículo e que vai registrando a velocidade e as paradas do veículo em um disco de papel. Os discos devem ser trocados todos os dias e devem ser guardados pelo período de seis meses, porque serão exibidos ao Detran por ocasião da vistoria especial;
Apresentação diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira, contendo a palavra ESCOLAR na cor preta.
Todo veículo que transporta alunos deve ter uma autorização especial, expedida pela Divisão de Fiscalização de Veículos e Condutores do Detran ou pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A autorização deverá estar fixada na parte interna do veículo, em local visível.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS