quinta-feira, 16 de junho de 2011

VACINAÇÃO DA POLIOMILITE

A campanha de vacinação contra a poliomielite em Ponta Grossa pretende imunizar, nesta primeira etapa, 23.412 crianças de 0 a 5 anos de idade. Este número representa 95% do público alvo da campanha no município. As vacinas serão aplicadas neste sábado (18), das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde e nos Centros de Atendimento à Saúde (CAS) de Uvaranas, Oficinas e Nova Rússia. Devido ás reformas, as Unidades de Saúde Adam Polan Kossobudski (Palmeirinha), Aurélio Grott (Los Angeles), Horácio Droppa (Borsato) e Roberto Portella (Ronda) atenderão em locais provisórios (veja box). A vacinação também ocorrerá nas comunidades da zona rural.
De acordo com a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha em Ponta Grossa prosseguirá até que o município atinja a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A data limite para o encerramento da campanha é até o dia 15 de julho. Em agosto, no dia 13, inicia a segunda etapa da Campanha. No ano passado, Ponta Grossa ultrapassou a meta nacional, quando foram vacinadas 24.056 crianças, o que representa 97,62% do público-alvo.
A Gerência de Imunização também chama a atenção dos pais e responsáveis para a vacinação da segunda dose da vacina contra a Influenza. “Pedimos que quando levar a criança para ser imunizada contra a poliomielite, os pais verifiquem a vacinação da segunda dose contra influenza. Se não foi feita a imunização, façam agora, junto com a da poliomielite”, explica a coordenadora da Gerência de imunização, Úrsula Kemmelmeier.
Úrsula alerta que a poliomielite é uma infecção grave que pode causar lesões que afetam o sistema nervoso. Não há tratamento, apenas a prevenção com a vacina. A coordenadora explica que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde garante a proteção total da população. Segundo ela, vacinando 95% do público alvo a transmissão da poliomielite é bloqueada, o que assegura a imunização de todas as crianças.

Atendimento nas unidades em reforma:

- Adam Polan Kossobudski (Palmeirinha) – rua Centenário do Sul, s/n°, ao lado à Escola Municipal Ecleia dos Passos.

- Aurélio Grott (Los Angeles) - rua Alziro Zarur, s/n°, dependências da Igreja Nossa Senhora dos Anjos, ao lado do Mercado Ribas

- Horácio Droppa (Borsato) – rua Padre Marcos Cavanes, s/n°, pavilhão da Igreja Maria Nossa Mãe, nas proximidades do Supermercado Faisão.

- Roberto Portella (Ronda) – rua Pedro Blageski, n°05(frente), no Núcleo Luiz Gonzaga.

* As unidades de saúde Agostinho Brenner, na Maria Otília, Carlos Ribeiro de Macedo, no Parque do Café, e Jamil Mussi, no Sabará, estarão fechadas. Os usuários destas unidades deverão se dirigir a outro serviço de atendimento à saúde mais próximo.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS